MACHO 35

MACHO 35

domingo, 20 de março de 2011

OS SOBREVIVENTES

A um dia de terminar o tratamento o problema está praticamente resolvido.

Deixo-vos fotos dos sobreviventes :

Gaiola 3
Gaiola 4

Gaiola 7
Gaiola 9
Gaiola 11

Gaiola 12
Gaiola 23
Gaiola 24
Contas feitas :

Filhotes anilhados 28
Baixas  11 filhotes .
2 femeas abandoram o choco com 4 ovos galados cada.

Ainda tenho 7 femeas no choco da primeira postura, nascem no decorrer desta semana ,e 2 femeas começaram a fazer o ninho esta semana.

Estou com curiosidade de ver até que ponto este tratamento de urgência vai  afectar a 2ª postura , mas vamos dar tempo ou tempo nada de pressas....

quarta-feira, 16 de março de 2011

MAU ARRANQUE

Pois é meus amigos, eu a pensar que ia começar a postar umas fotos dos ninhos com passarinhos quase cobertos, mas tive um péssimo arranque na época de criação.
Fiz aquisição de um reprodutor de ultima hora,  já tinha o meu plantel completo, mas gostei de algumas caracteristicas deste macho e há que criar o mais depressa possivel, em vez de fazer a devida quarentena introduzi-o no plantel passado uma semana.
Qual não foi o meu espanto, passados uns dias os passaros estavam apáticos e não saltitavam, como de costume, de um poleiro para outro. Depois de uma analise mais cuidada detectei o peito seco e com aspecto enrrugado , algumas femeas suadas e os filhotes no ninho com um fraco desenvolvimento, fezes muito espessas.......  a principio sintomas da coccidiose..
No mesmo dia fiz uma limpeza profunda no canaril, e no dia seguinte comecei a fazer um tratamento ás aves.
Inicialmente estava a pensar dar o Coxiplus da Versele-laga, mas quando cheguei á loja onde costumo adquirir os produtos, tomei um conselho e optei pelo Columbovet da Semiramis.
Apesar de ainda estar no segundo dia de tratamento já se nota  uma melhoria significativa nas aves. Penso que no final dos sete dias de tratamento o problema fica resolvido.

sábado, 5 de março de 2011

JÁ SE OUVE O PIAR

Quem cria canários sabe que um dos momentos mais emocionantes da actividade do criador é aquele em que se começa a ouvir o piar dos passsarinhos recém - nascidos. Ontem nasceram os primeiros  arlequins.
No dia anterior á eclosão deve-se fornecer papa á femea, alimento de que estive privada durante os doze dias de choco, convém racionar o alimento, pois se tiver uma alimentação muito rica entra ao fim de pouco tempo novamente no choco, o que não é conveniente.

No dia em que saem do ninho os passarinhos não necessitam de comer. A alimentação é-lhes fornecida pela membrana que envolvia a gema do ovo e que absorvem durante o ultimo dia em que estão dentro dele. Este alimento é suficiente para o primeiro dia. A partir do segundo dia têm de começar a ser alimentados com papa. A partir do quarto dia podem acrescentar-se algumas verduras, se tudo correr com normalidade  começam a desenvolver-se de uma forma espantosa. Durante os primeiros dias a femea mantem o ninho excrupulosamente limpo. A partir do sétimo dia os passarinhos aproximam-se da borda do ninho apoiando aí a cauda para explir as as fezes, é nesta altura que os devemos anilhar.
Os passarinhos mantêm-se no ninho até ao décimo sexto dia de vida.