MACHO 35

MACHO 35

domingo, 3 de abril de 2011

CODIGO DE CORES

Eu como disponho de apenas 30 minutos por dia para tratar dos meus canários, e ainda por cima logo pela manha das 6:45 às 7:15, trato deles meio ensonado …. Tudo tem que estar automatizado caso contrário não posso criar com tantos casais, no meu caso 24. Por isso criei um código de cores com molas de estender a roupa, com um simples olhar e uma pequena contagem, calculo logo as quantidades de papa que devo fazer e a que casais devo dar.
Funciona da seguinte forma:
Amarelo: Inicio da postura (devo dar papa e substituir os ovos verdadeiros pelos plásticos)
Verde: Choco (não devo dar papa)
Azul: Canários recém-nascidos (devo dar papa novamente, estar atento para anilhar)
Vermelho: Canários já anilhados (devo dar papa e substituir o ninho)

Em certas alturas podemos ter duas cores nos viveiros, por exemplo no dia antes da eclosão coloco uma mola azul, retirando a verde após o nascimento. Também costumo colocar a mola vermelha por volta do sexto dia, e só retiro a azul quando me certifico que estão todos anilhados. Até á data não ficou nenhum canário por anilhar no meu canaril.
Espero que possam aproveitar a ideia, ou quem sabe melhora-la, para colocar em prática no vosso canaril.

4 comentários:

  1. Olá Ricardo

    Ora aí está como com inteligencia e simplicidade desarmante se gerem neste aspecto as criações. Muitos parabens e que tude ciontinue a correr bem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos

    Obrigado...Boas Criações.

    Abraço.,
    Ricardo Moreira

    ResponderEliminar
  3. Olá Ricardo,
    Boa ideia essa, eu como tenho poucas gaiolas ainda vou resolvendo as coisas sem sistemas mas como passo por lá muito cedo (6.00 - 6.30)as vezes atrapalho-me um bocado, com o seu sistema torna-se mais fácil a identificação, boa ideia.
    Abraço,
    João Rodrigues

    ResponderEliminar
  4. Obrigado João.
    Acho que todos sofremos do mesmo mal " a falta de tempo", por isso há que improvisar e sistematizar o que for possível...pois de manhã todos os minutos são preciosos.
    Aproveito para desejar boa sorte para a suas criações.
    Abraço.,
    Ricardo Moreira

    ResponderEliminar