MACHO 35

MACHO 35

quarta-feira, 16 de março de 2011

MAU ARRANQUE

Pois é meus amigos, eu a pensar que ia começar a postar umas fotos dos ninhos com passarinhos quase cobertos, mas tive um péssimo arranque na época de criação.
Fiz aquisição de um reprodutor de ultima hora,  já tinha o meu plantel completo, mas gostei de algumas caracteristicas deste macho e há que criar o mais depressa possivel, em vez de fazer a devida quarentena introduzi-o no plantel passado uma semana.
Qual não foi o meu espanto, passados uns dias os passaros estavam apáticos e não saltitavam, como de costume, de um poleiro para outro. Depois de uma analise mais cuidada detectei o peito seco e com aspecto enrrugado , algumas femeas suadas e os filhotes no ninho com um fraco desenvolvimento, fezes muito espessas.......  a principio sintomas da coccidiose..
No mesmo dia fiz uma limpeza profunda no canaril, e no dia seguinte comecei a fazer um tratamento ás aves.
Inicialmente estava a pensar dar o Coxiplus da Versele-laga, mas quando cheguei á loja onde costumo adquirir os produtos, tomei um conselho e optei pelo Columbovet da Semiramis.
Apesar de ainda estar no segundo dia de tratamento já se nota  uma melhoria significativa nas aves. Penso que no final dos sete dias de tratamento o problema fica resolvido.

3 comentários:

  1. Boa noite srº Ricardo.
    Nem sempre as coisas correm bem e situações destas são mesmo de desanimar mas espero que isso não aconteça e que o columbovet resolva a situação, e que depressa comece a criar, então para podermos ver fotos dessas crias.
    Cumprimentos
    Nuno Figueiredo

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno,
    Não podemos desanimar, temos é que aprender com os erros, e não volto a introduzir nenhuma ave no meu canaril sem fazer a devida quarentena...
    Obrigado pelo apoio e boa sorte nas criações.
    Abraço.,
    Ricardo Moreira

    ResponderEliminar
  3. Olá Ricardo,
    Compreendo bem aquilo que sente face ao mau arranque, é que eu tive um super mau arranque que quase me tirou a vontade de continuar, ou seja, recomeçar, mas no meio do desanimo ainda ficou a vontade e ainda estou a ver se consigo fazer alguma coisa de jeito.
    Desejo que ultrapasse rapidamente os problemas e comece tudo a correr pelo melhor.
    Abraço,
    João Rodrigues

    ResponderEliminar